segunda-feira, 14 de setembro de 2009

∴Papo de Líder∴

Indo para o trabalho sempre escuto comentários sobre liderança de Eugenio Mussak no quadro “papo de líder” na rádio Eldorado.

Hoje ele falou sobre vontade e definiu “líder” como o gerador de vontade.

Gostei do conceito mas não concordo com ele. Ao meu ver ninguém gera vontade em ninguém. A vontade já existe latente dentro de qualquer ser humano. O papel do líder neste caso é tornar consciente esta vontade ao seus colegas e subordinados.

Não acredito que alguém possa gerar vontade em alguém, a não ser que a vontade já esteja lá dentro. Para mim , é mais como alguém “assoprando uma brasa até virar fogo, deixando-a viva e vibrante do que atear fogo em algo apagado”.

Um exemplo: ninguém conseguiria gerar em mim a vontade de comer carnes pelo simples fato de eu não considerar carne um alimento. Não há líder no mundo que me faça ter vontade de comer carnes. Pode até existir alguém que me obrigue a comer ou me engane, mas não terei comido por vontade de comer.

Para mim um líder é alguém que mostra para as pessoas uma verdade que foi esquecida ou que ainda não foi percebida. Inspira a fazerem seus trabalhos.

E quem melhor que você mesmo para ser seu líder???

Confúcio disse certa vez: “trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida”.

Algumas pessoas até podem se motivar por metas que não representam sua verdadeira vontade, mas esta motivação com certeza não será duradoura. Muitas vezes vinculam os objetivos pessoais de cada indivíduo aos objetivos da empresa através do compartilhamento de crenças e valores comuns. Esta vinculação não é manipulação falsa, pelo contrário: alguém que queira promover boa educação à seus filhos, ou constituir uma família (por exemplo) pode ser motivado a se esforçar ainda mais no trabalho. Ao atingirem coletivamente os resultados esperados que mantenham a remuneração dos integrantes, estes conseguem atingir seus objetivos pessoais.

O mal entendimento hoje é justamente este: as pessoas não sabem por que trabalham. Acham que trabalham por dinheiro. Quem pensa assim está enganado. Quem trabalha por dinheiro é mais uma foca fazendo o show por um peixe. Não nasceu para fazer aquilo. Mas vai viver a vida toda presa naquela atividade.

As pessoas querem ser felizes. Elas trabalham para serem felizes. Algumas ficam dois terços da vida em ambientes de trabalho medíocres só para conseguirem realizar (no terço restante) a sua felicidade. Parecem ter esquecido que esta vida é finita. Mas estou aqui para relembrá-los: eu e você vamos morrer um dia!!! Por isto realize a sua vontade e procure trabalhar em algo que lhe traga felicidade.

 

Kleiton Kühn
kleitonkuhn@hotmail.com

http://kleitonkuhn.blogspot.com/
http://nrgconsultoria.com/


Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

Nenhum comentário: