sábado, 6 de março de 2010

∴Mitos sobre o Caminho Crítico∴

 

Mito 1: Só existe caminho crítico com Folga ZERO.

Existe uma confusão entre o conceito de Caminho Crítico e a aplicação do Método do Caminho Crítico. O Método do Caminho Crítico tem como objetivo analisar um diagrama de redes e identificar o Conjunto de atividades que não possuem folga entre elas. Em termos práticos, em um diagrama de redes, a afirmação é VERDADEIRA: O caminho crítico é determinado pelo conjunto de atividades que possuem folga zero entre as mesmas.

No contexto de cronogramas, a afirmação é FALSA. O caminho crítico identificado na rede pode conter folgas em relação ao projeto, como será ilustrado a seguir.

Caminho Crítico no Diagrama de Redes.

Quando criamos um diagrama de redes sem estimativas de durações, todas as atividades podem pertencer ao caminho crítico e há uma seqüência delas que determina o menor tempo possível do projeto (ainda que não se saiba qual é este tamanho).

clip_image002

Caminho Crítico no Diagrama de Redes

Na rede, as atividades pertencentes ao Caminho Crítico tem folga zero.

clip_image004

clip_image006

Caminho Crítico em um Cronograma.

As atividades de um diagrama de redes quando colocados no contexto de um “calendário” constituem um cronograma. O cronograma leva em consideração impacto à rede em função de feriados, fins-de-semana, imposições de data externas, etc.

clip_image008clip_image010

Caminho Crítico COM folga.

Uma data externa imposta a um projeto é um exemplo em que podemos ter o caminho crítico COM folga. A folga existe no cronograma, mas não no diagrama de redes.

clip_image012

Imposição de data externa

Folga Livre x Folga Total

“quantidade atraso”

A folga total é a de que a atividade pode ter sem alterar a data final de um projeto.

A folga livre é a“quantidade de atraso” que a atividade pode ter sem alterar a data da próxima atividade na rede. Isso significa que se duas atividades na rede estão em seqüência, elas terão a mesma folga total. Se a atividade (A) utilizar parte da folga, então a atividade (B) só pode atrasar o restante da folga total.

 

Mito 2:Controlando o Caminho Crítico, o projeto não atrasa.

O Caminho Crítico pode eventualmente atrasar sem que a data final do projeto seja alterada. Em suma, atividades do caminho crítico podem ter folga. A folga pode ser decorrência do cronograma (ilustrado anteriormente), ou em função da rede baseada em

RECURSOS (Corrente Crítica)

João e Maria

A disponibilidade de recursos pode ocasionar alterações significativas na rede, culminando na Corrente Crítica.

clip_image014

clip_image016

Caminho Crítico COM folga (II)

Ao incluirmos recursos, o caminho crítico (considerando as atividades do diagrama de redes) passa a ter folgas.

clip_image018

clip_image020

 

Mito 3: Corrente e Caminho Crítico são conceitos incompatíveis.

No PMBOK® podemos ver que o conceito de caminho crítico identifica o conjunto de atividades que determina a duração mínima do projeto. Nesta definição, o PMBOK® não estabelece a regra de que estamos falando

apenas no “caminho crítico por tarefas” e neste contexto, o caminho crítico deveria ser determinado não só pelo diagrama de redes, mas também outras dependências (recursos, datas externas, etc). Desta forma, em um conceito amplo, caminho crítico teria o mesmo significado que corrente crítica. Na Rússia, por exemplo, eles evitam o uso do termo “corrente” e adotam “caminho” (lembrando que é composto por “task –critical path” + “resource –critical path”).

 

Mito 4: Atividades com folga no MSProject não estão no caminho crítico.

Para o MS-Project, caminho crítico é apenas aquele determinado pelo relacionamento entre atividades. Ao calcular folgas, ele pode mostrar folgas em tarefas niveladas por recurso, gerando resultados diferentes do esperado.

clip_image022Ilustração sem considerar nivelamento por recursos.

Ao nivelar recursos, a atividade (3) tem uma folga que realmente não existe (6 horas). Qualquer atraso nesta atividade repercute na data final do projeto e portanto ela está no caminho crítico.

clip_image024

Ilustração considerado o nivelamento por recursos

clip_image026

Nenhum comentário: