quinta-feira, 17 de junho de 2010

∴Sorria ou Morra: enfim uma visão REALISTA sobre nossa esquisofrenia social∴

Se o homem pode transformar o ambiente a sua volta com o poder da mente? Claro que sim! Afinal, de onde saem os grandes planejamentos, projetos e realizações da nossa sociedade?

“Tudo que existe no plano físico existiu um dia no plano mental.”

Esta apresentação trata da ilusão do “pensamento positivo” mas também da ilusão do “pessimismo insolúvel”.

Nós temos SIM um poder coletivo que podemos utilizar para mudar nossa realidade mas precisamos agir!

Se os idealizadores do  projeto FICHA LIMPA (por exemplo) tivessem deixado suas idéias no plano mental, nossa eleição de 2010 poderiam ser, como em outros anos, uma oportunidade para marginais garantirem imunidade parlamentar.

Temos uma chance (e não falo me limitando a família da nação brasileira esperando que a seleção de futebol conquiste outra taça) mas sim como seres viventes, de criarmos uma nova realidade de porsperidade coletiva ao invés de um mundo míope e possibilidades escassas. Mas por favor: sejemos realistas!

∴A surpreendente verdade sobre o que nos motiva∴

“Se dinheiro não trás felicidade, dê-me o seu e seja feliz!”.

É uma frase engraçada que não pode ser totalmente levada a sério. Dinheiro é importante e disto ningu’wm duvida. Mas para pessoas inteligentes (que quere ir além) só dinheiro não é o suficiente.

Conheço pessoas que (literalmente) “vendem a alma” em seus empregos. O trabalho é um sofrimento doloroso e difícil de aguentar. Elas não aproveitam o finito tempo de vida que tem para experimentar a habilidade de “Servir”.

o Vídeo abaixo fala sobre as essências da motivação.

Autonomia Maestria e Propósito: são as três características para melhores performances e satisfação pessoal.

Uma maneira de transformar nossas organizações e tornar o mundo um pouco melhor.

∴A Civilização Empática∴

Quem diria! Primeiro aprendi no NatGeo que a espécie humana evoluiu não apenas por sermos mais inteligentes (termos mais capacidade de resolver problemas através da criatividade), mas também por atuarmos no mundo com o senso de COOPERAÇÃO. Talvez estes tais “neurônios espelhos” sejam a explicação física e estruturada no cérebro (e talvez uma grande esperança científica) para vivenciarmos um pouco de solidariedade e realizarmos o desejo por compartilhar valores humanos.

Acho que estamos no caminho.

∴O segredo do tempo∴

Em minhas práticas de Meditação tenho sensações muito distintas de acordo com meu estado mental (ao ritmo da minha mente).

As vezes, quando consigo realizar profunda meditação e esvazio a mente, poucos minutos me proporcionam a sensação de horas. Como se eu puder estender o tempo enquanto nada faço. Mas quando ao invés de abstrair os pensamentos eu me concentro em algum ponto (pensamento, respiração ou som) o tempo parece correr.

Em algum lugar eu li a seguinte explicação: a passagem do tempo (na mente) é registrado a cada evento experimentado. Então, se experimento muitas atividades, o tempo passa rápido e se esperimento poucas, o tempo parece se alargar.

o Vídeo abaixo divide as pessoas em 6 tipos de foco em relação ao tempo. Mas acho que falta um: o sétimo tempo! No qual a experiência focada no presente é baseada em ausência de atividade. Neste tempo 7 é quando me sinto integrando meu Universo.

Assita o vídeo sobre o segredo do tempo e comente: