quinta-feira, 6 de agosto de 2009

∴PROSPERIDADE∴

Não existe uma pessoa, comunidade ou empreendimento que não queira ter prosperidade. Todos dizemos que sim, que queremos ser prósperos, mas o real significado deste fenômeno acaba sendo muito mal compreendido.

Na verdade todos nós, ao declararmos nosso desejo de prosperidade, queremos satisfazer o desejo de ter dinheiro, de ter saúde, de ter alegria, de ter as coisas boas da vida. Não há nada de errado com estas coisas, o erro fundamental é o apego ao desejo de conquistá-las, como se as mesmas pudessem ser obtidas de alguma maneira, como se existisse uma receita mágica ou algum supermercado com estes itens disponíveis na prateleira. Infelizmente (ou, felizmente) não é assim que funciona.
Outro pressuposto não compreendido é o ponto de partida que leva ao “desejo de prosperidade”. A maioria das pessoas, negócios e empresas, infelizmente, parte do pressuposto de que “algo está faltando”, da necessidade de conquistar algo que não possuem, ou daquilo que possuem ser insuficiente, numa batalha pela sobrevivência em um ambiente hostil. Esta crença gera um círculo vicioso e egoísta de desejo (pois acreditamos que não temos, ou que é insuficiente), ansiedade (achando que devemos obter tudo urgentemente), esforço (movido por tanta ansiedade), medo da falta (que alimenta mais ainda o desejo), frustração (com tanto esforço e tão poucos resultados), que origina mais desejo e esforço, perseguindo um objetivo que parece externo e distante, consumindo grande energia. Em realidade estamos impedindo que a vida siga seu fluxo natural, que é muito mais fácil, automático e justo. Isto, mais uma vez, não tem nada a ver com Prosperidade.
Se pesquisarmos mais a fundo os aspectos de nossa vida que não fluem de maneira livre e desimpedida, seja o dinheiro que recebemos, seja nossa saúde, seja a harmonia nos relacionamentos ou mesmo nossa falta de satisfação e alegria, vamos descobrir uma raiz fundamental que permeia tudo aquilo que não evolui e não floresce para nós. Esta raiz é o medo. Este se apresenta com diversas roupagens e em várias circunstâncias, roubando sempre nossa tranqüilidade, minando nossa confiança, alimentando o egoísmo e impedindo que a Vida aconteça. Assim, pesquisando com verdade nossos sintomas, podemos descobrir que o “medo da falta” impede a prosperidade financeira, o “medo da morte” prejudica nossa saúde, o “medo da rejeição”ou o “medo da intimidade” impedem os bons relacionamentos e o próprio “medo da Vida” é o que impede a felicidade de acontecer. O medo, que também pode ser chamado de falta de confiança, é o pai do egoísmo e o grande inimigo da Prosperidade. Temos medo porque nos sentimos ameaçados, quando sentimos isto pensamos em nos defender, pensamos em resolver nosso “problema”, pensamos em como nos proteger, acabamos pensamos o tempo todo em nós mesmos. O ato de pensar em si mesmo o tempo todo também é conhecido como egoísmo. Quando agimos assim, o mundo fica muito pequeno.

Imagine, o mundo inteiro à sua volta, cheio de oportunidades, e você o tempo todo olhando para o próprio umbigo, com medo, defendendo-se e atacando de maneira egoísta. Na verdade não é sequer uma atitude inteligente, pois assim as oportunidades de expansão e sucesso se limitam a seu próprio tamanho, que é muito pequeno diante da imensidão da Vida. O medo gera egoísmo, e o egoísmo fecha as portas do mundo.
Poderíamos também resumir nossas dificuldades em prosperar afirmando que existe algum medo instalado nas áreas de nossa vida que não vão bem. Este medo gera uma sensação de falta, de que aquilo que existe vai acabar, ou que não é bom suficiente, ou que a vida dos outros é melhor. Da crença nesta ilusão surgem todos os sentimentos egoístas e todos os desejos, na tentativa de compensar, de remendar ou consertar desesperadamente nossa vida. Porém, enquanto o medo não for identificado, não adianta querer tanto, nem fazer tanto esforço, pois a real Prosperidade ainda não pode acontecer. Assim, nem o tão desejado dinheiro, nem a Saúde, nem o Amor podem se aproximar, porque estamos muito ocupados, fazendo um tremendo esforço para nos proteger e perseguir desejos de maneira egoísta. Se nosso pensamento e nossa visão de mundo estão influenciados por qualquer aspecto do medo, podemos ficar “desejando” ser prósperos a vida inteira, fazendo muita força, porém acabar apenas colecionando frustrações, sem nenhum sucesso.
É importante que possamos “assumir” nossos medos. Na verdade, assumir o medo é uma atitude de coragem, e é o primeiro passo em direção à Prosperidade. Basta assumi-lo, sem julgamentos ou condenações. Não vale a pena lutar contra seu medo, nem tentar negá-lo ou disfarçá-lo, isto não funciona. Assumir é uma atitude que se encerra nela mesma. Se você fala a verdade para você mesmo, este simples fato já liberta grande parte daquilo que está aprisionado. Assuma seu medo, se quiser dê nome a ele, escreva, faça um desenho, conheça o inimigo que existe em você mesmo. Este é o primeiro passo, sem o qual não podemos nem falar em Prosperidade. Se você acha que não tem medo de nada, faça um teste simples: como vai a Prosperidade em todos os aspectos de sua vida? Se tudo está realmente fluindo em harmonia, se você está satisfeito com 100% da sua vida, então realmente não há medo. Se, porém, existe qualquer dificuldade, esta é a pista. Localize o medo que se esconde sob esta situação e o assuma para poder caminhar.
Assumir o medo é realmente libertador e é o primeiro passo para a liberdade. Daí em diante, existem outras chaves simples, que podem ser acessadas a qualquer momento, que não exigem nenhum esforço e que tem o poder de sintonizar nossos pensamentos e sentimentos com o ritmo natural da Vida, estabelecendo um ambiente propício ao florescer da abundância, da paz e da alegria.
A primeira destas chaves é a Aceitação. A Aceitação na verdade é muito fácil. Você não precisa “fazer” nada, não precisa “mudar” nada, não precisa criar nenhuma condição especial. Você pode começar a aceitar exatamente agora. Aceitação significa simplesmente não lutar contra o que está acontecendo neste exato momento. A Vida é como ela é, e não vai se transformar em outra coisa só porque não concordamos com aquilo que é. Na verdade não adianta criar oposição, não adianta “ser contra”, porque neste momento tudo continuará sendo o que é mesmo que lutemos, façamos muita força, mesmo com todo nosso sofrimento e frustração. Quando aceitamos verdadeiramente nossa situação, paramos de brigar e estamos assumindo a responsabilidade sobre nossas vidas. Aceitar significa assumir tudo o que você é e tudo o que sua Vida é, neste exato instante. Não se assuste. Não há problema algum em você e sua vida serem como são, com todos os seus problemas, com suas coisas boas, com defeitos, com beleza, dificuldades, talentos, ódio, inveja, amor, medo, inteligência, desejo e coragem. É assim que somos, assim é, esta percepção é algo maravilhoso.
Quando aceitamos, paramos de lutar. A perseguição desenfreada dos desejos se acalma e então a Vida começa a se abrir. Neste momento, alguns progressos começam a se fazer sentir e uma grande carga abandona nossos ombros. Normalmente, quem entra em acordo com a Aceitação pára de reclamar daquilo que é, pára de se comparar e desejar aquilo que é do outro, deixa finalmente a vida dos outros em paz e presta atenção à sua, conquistando uma visão madura daquilo que é real. Isto independe de quanto dinheiro você tem, ou de quanto Amor recebe. Você não precisa ganhar um centavo a mais para aceitar. Pelo contrário, se você aceita quem é e onde está, as portas da real Prosperidade, inclusive a financeira, começam a se abrir.
Isto vale para todos os aspectos de nossa vida. Se pararmos de lutar por um instante, se desistirmos de achar que sabemos o que é certo, se abrirmos mão de nos sentir injustiçados e defender tanto nossos pontos de vista, se pararmos de querer tantas coisas sempre tão desesperadamente, estaremos começando a aceitar o que é verdadeiro, aquilo que somos e temos realmente. Aceitando o que existe neste exato momento, começa a Prosperidade. Normalmente esta Aceitação começa por tudo aquilo que achamos que “está errado”, “não funciona” ou “não deveria ser assim”. Achamos que não devia ser assim, porém é assim. Isto é verdade e é inevitável. Tem sido difícil para nós entrar em acordo com esta realidade porque ainda queremos ter razão, queremos estar certos e ter nossos pontos de vista reconhecidos e vencedores. Podemos experimentar abrir mão disto. Experimente relaxar, mesmo que você não concorde. Aceite que você está lendo este texto, que está onde está, que sua vida é como é, porque não há outra coisa a fazer. Então um fenômeno começa a acontecer. Quando aceitamos e paramos de lutar contra, começamos a perceber tudo que temos e que estamos recebendo neste exato momento. Aceitando, sua percepção se abre para a riqueza da Vida.
Você já parou para perceber, por exemplo, que todos os dias apertamos um interruptor em nossas casas e a luz se acende? Que abrimos uma torneira da qual sai água? Não é simplesmente fantástico ter luz, energia e água ao toque dos dedos? Você pode contra-argumentar que paga por estes serviços, mas mesmo assim, não consegue sentir como é maravilhoso ter, por exemplo, meios de locomoção para chegar onde precisa? Que tal, por exemplo, poder utilizar um telefone para falar com quem está longe? Se você ainda não quer aceitar como é bom poder usufruir de produtos e serviços, então vamos ser mais simples. Você já percebeu que todos os dias recebe a luz do Sol? Percebeu que na presença deste Sol as árvores estão fabricando o ar que você respira, durante toda a vida, inteiramente grátis? E a água que você bebe? Você já parou para perceber o sabor de uma laranja? Já prestou atenção nas flores, que florescem e perfumam a sua vida sem pedir nada em troca? E a música, os perfumes, o som de uma risada, a praia, as montanhas e as ondas do Mar?
Tudo isto é seu, neste exato instante, independente do juízo que você faz da sua própria prosperidade. Tudo isto e muito mais é sempre seu, o tempo todo, toda a sua vida. Nem começamos a falar do seu corpo, essa máquina maravilhosa que lhe permite perceber a luz, as cores, os sons, toda a beleza, que leva você onde quer ir, que permite que você experimente os sabores, os perfumes, os prazeres do toque, as sensações, seu corpo que é tão durável e eficiente e que é seu companheiro por toda uma vida. Você já parou para realmente perceber quanto está recebendo exatamente agora? Vamos além do próprio corpo, você já prestou realmente atenção em qualquer ser humano que aparece em sua Vida? Já viu em cada um, independente de seu julgamento, a oportunidade de aprender a amar mais e melhor? Já percebeu que todos que encontramos, familiares, amigos, desconhecidos, amigos ou inimigos, são cada um uma oportunidade que temos de aprender o Amor?
Se você aceitar, por um segundo, a sua Vida, se parar de achar que não está bom e parar de brigar para alcançar algum objetivo que sua mente inventou, todo o universo se abre para você. Esta é a chave da Aceitação. Quando ela acontece, você começa a perceber que, mesmo contendo algumas coisas que lhe incomodam, sua vida também está repleta de presentes, belezas, prêmios e maravilhas, independente de quem você é ou de onde você está.
A partir da Aceitação percebemos a riqueza de nossas vidas. Quando sentimos como a Vida é gigante, como é vasta, quando sabemos realmente quanto já estamos recebendo, floresce espontaneamente outra chave, que é a Gratidão. Reconhecendo tudo o que você já tem e o quanto está recebendo exatamente agora, é impossível não sentir seu coração repleto de gratidão, pois este é um sentimento espontâneo. A Gratidão na verdade é um reconhecimento da abundância da Vida. Ela ocorre quando paramos de querer tanto, quando saímos do papel de credores da vida ou de alguém, quando se encerra o jogo doente da insatisfação e do desejo egoísta.
A Gratidão abre nosso coração, e quando somos agradecidos ele começa a transbordar. Exercitar a gratidão é delicioso. Além de agradecer a natureza e tudo que ela nos traz, podemos agradecer a nossos pais, que nos deram a Vida, a todos os nossos mestres (e aos pais novamente) por tudo que aprendemos e somos, podemos agradecer às situações de nossas vidas, às boas e às más, por todas as lições e a evolução que elas propiciam, agradecer mais uma vez a todas as pessoas que encontramos, aos nossos afetos e desafetos, porque todos nos ensinam a tolerância e a compaixão. Aproveite também e seja corajoso, agradeça todos os seus problemas e dificuldades, agradeça toda a luta que você enfrentou bravamente até agora. Agradeça porque você é valoroso e porque todos os seus problemas são o palco exato, impecável e perfeito para você aprender a amar. Vá além de toda dúvida e agradeça sua Vida exatamente como é, um presente perfeito de Deus.
A Gratidão gera uma sensação de transbordamento. Quando nossa taça transborda, queremos oferecer para a Vida a mesma abundância que estamos recebendo. Neste momento acessamos outra chave, que é a Doação. Se você aceita, você se torna agradecido. Sendo agradecido, seu coração tem muito para oferecer. Nesta Doação você se realiza. Isto é Prosperidade. Aceitando e sentindo Gratidão, você descobre as belezas, os talentos e a ajuda que pode oferecer, exatamente agora, independente de qualquer que seja a sua situação.
Quando despertamos para a verdadeira Doação, estamos deixando para trás as prisões do medo e do egoísmo, pois só pode ser egoísta aquele que tem medo. Quem consegue aceitar e agradecer a Vida que acontece a cada instante tem o infinito para oferecer. Esta Doação é nela mesma o maior dos prêmios, é o preenchimento de todas as expectativas, é o Amor vivo que dá Luz ao mundo. Permita que sua Doação surja da Gratidão. Encontre a Gratidão na Aceitação da vida. Comece aceitando sua vida como é, assumindo todos os seus medos se for necessário.
Assim é a Prosperidade. É uma função direta do melhor que podemos oferecer, não do que julgamos que devemos receber. Quando aceitamos, agradecemos e abandonamos os medos, conseguimos nos conectar com a verdadeira Doação, que satisfaz o próprio doador, então a vida flui e todos os problemas desaparecem. Assim construímos um caminho para receber eternamente toda a riqueza, a saúde, a felicidade e o Amor de que necessitamos.
Este, como sempre, é um convite. Se seu coração quiser aceitá-lo, assuma seus medos. Aceite sua Vida e quem você é. Comece a agradecer tudo que você tem. Perceba o que pode ser oferecido e esqueça o que pode ser desejado. Realize o Amor em sua Doação, abandone tanto sofrimento, abra as comportas da bem-aventurança e abundância infinitas. Receba todo o dinheiro, toda a saúde, toda a realização, toda a alegria, a criatividade e o Amor que a Vida tem para você. Dê, finalmente, boas-vindas à Prosperidade!

www.chamaazul.com.br

Nenhum comentário: